terça-feira, 27 de setembro de 2011

Música faz bem ao bebê que ainda está no útero materno

Música faz bem ao corpo e à alma.

Durante a gravidez, os benefícios vão além. “As músicas escutadas pela mãe e o bebê, durante a gravidez, podem se tornar uma ferramenta importante, após o nascimento. Ao reconhecer o som que ouvia enquanto estava no útero, a criança fica mais calma. As cólicas diminuem, ela para de chorar e dorme melhor”, explica a fisioterapeuta Vania Maciel, diretora do Espaço Corporal Vania Maciel, no Rio de Janeiro.

Diretora da A Casa da Música, na Bahia, e especialista em musicalização de bebês, Melissa Lima conta que fetos de seis meses já reagem a estímulos sonoros. Nessa fase também já é possível rastrear possíveis deficiências auditivas. “É onde tem início o processo de educação da criança. Ao nascer, estudos mostram que o bebê traz consigo a memória auditiva de, pelo menos, quatro meses”, completa. E não é preciso colocar fones de ouvido na barriga. “O melhor é estabelecer um ritual, onde os pais apreciam juntos uma pequena seleção musical, associada à troca de carinho. Conversar com a criança, ainda na barriga, também estimula os vínculos afetivos com o filho”, recomenda.

Não existe som ideal, mas é preciso bom senso
Vania ressalta a importância de uma trilha sonora própria. “Não existe um estilo ideal, mas é certo que a mulher precisa gostar do que está ouvindo. Pode ser a música preferida do casal, uma canção de ninar ou rock. O importante é que a trilha sonora induza ao estado de elevação. Só assim ela vai alterar positivamente sua respiração, os batimentos cardíacos e o movimento do diafragma, que são percebidos pelo bebê”, complementa.

Melissa reforça a importância do bom senso na seleção musical, quando há a intenção de preparar o ambiente sonoro. “Pesquisas em musicoterapia constataram que quanto mais tranquila a música, maior será seu efeito calmante sobre o feto. Por outro lado, quanto mais alto e forte for o som, mais intenso será o diálogo entre a vibração do meio líquido intrauterino e o bebê”, orienta.

Música também pode ser útil durante a amamentação

Segundo Vania Maciel, a trilha sonora selecionada e apreciada durante a gestação pode ser útil na hora de amamentar.

Melissa reforça a importância da dedicação: “A mulher precisa estar inteiramente disponível para nutrir seu bebê, não somente com o leite materno, mas também com carinhos e olhares. Uma boa música pode promover maior qualidade a esse ambiente sutil de trocas”.



A musicoterapeuta Martha Negreiros enfatiza que não existe uma música certa para escutar durante a gravidez, o que é importante é o ritmo e a melodia, que fazem bem ao bebê.

Fonte: http://gnt.globo.com/assuntos/gravidez.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário