terça-feira, 13 de setembro de 2011

Grávidas muito magras preocupa especialistas


Tendência das famosas grávidas muito magras preocupa especialistas sobre saúde da mãe e do feto

O que Natalie Portman, Victoria Beckham e Carla Bruni têm em comum? Elas são ricas, bonitas, famosas e magras. Magras até quando estão grávidas. Pernas e braços finos, quase sem gordura e inchaço, e uma barriga redondinha têm sido exibidos pelas celebridades durante os nove meses de gestação. Esse é o sonho da maioria das mulheres que engravida, mas concretizá-lo depende de uma boa dose de genética, além de investimentos, um estilo de vida saudável e acompanhamento médico. O culto à boa forma das famosas grávidas é tanto que pode gerar distorções na cabeça das gestantes da vida real. Em busca de um corpo bonito, algumas delas podem cometer exageros que comprometam a sua saúde e a do bebê. (...)

Até alguns anos atrás, acreditava-se que o ideal era ganhar de nove a 12 quilos ao longo da gravidez. Mas esse cálculo agora é feito com base no Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestação, ou seja, varia de pessoa para pessoa. A carga de exercícios também é individualizada e depende do quão ativa você era antes de engravidar. Os mais comuns são caminhadas, corridas moderadas, hidroginástica e ioga, que garantem bem-estar sem exaurir o corpo.

- O cansaço estimula o útero a se contrair e aumenta a possibilidade de um parto antes da hora. A ideia da atividade física na gravidez não é fazer da mulher uma atleta, e sim evitar que ela seja sedentária, desde que não haja contraindicações - ensina Carlos Dale, ginecologista obstetra e médico do Instituto Fernandes Figueira.

E, para as mais desesperadas, os médicos não cansam de repetir que, sim, o corpo volta ao normal durante a amamentação.

Publicada em 10/09/2011

Fonte: http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/09/09/tendencia-das-famosas-gravidas-muito-magras-preocupa-especialistas-sobre-saude-da-mae-do-feto-925321323.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário