sexta-feira, 2 de março de 2012

Preparando-se para amamentar


O leite materno é o alimento mais adequado para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do bebê. Além disso, o aleitamento também é importante para a saúde da mãe – reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário; de osteoporose; diminui o uso de insulina em diabéticas; e contribui para a perda do peso extra ganho durante a gravidez.

Ato simples e instintivo, a amamentação é mais fácil quando as mães se preparam durante a gestação. Além de conversar com o seu médico, você pode procurar cursos que abordem esse assunto. Quanto mais informada você estiver, mais segura se sentirá para amamentar.

Nos primeiros dias, é comum que os seios fiquem doloridos, que o bebê não consiga sugar suficientemente o leite e que o bico do peito apresente fissuras. Não se assuste e não deixe de amamentar seu filho. Para prevenir essas intercorrências: exponha os seios ao sol durante 15 minutos diariamente; após o banho, esfregue levemente a toalha nos mamilos; e não use sabonetes, pomadas ou cremes hidratantes nas mamas.

Para preparar o bico, faça,diariamente, os exercícios demonstrados abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário