sábado, 3 de março de 2012

Oito dicas importantes


1. Durante a gestação e a amamentação, use sutiã diariamente, de preferência de algodão e com tiras largas, para garantir uma boa sustentação dos seios.

2. A primeira mamada deve acontecer ainda na sala de parto. O contato da pele do bebê e da mãe estimula a liberação de ocitocina, hormônio responsável pela descida do leite e estimulante da contração do útero, evitando sangramentos.

3. Nas duas primeiras semanas o bebê mama lentamente e com frequência bastante irregular. Com o tempo, ele passará a sugar com maior eficiência, as mamadas tenderão a ser mais rápidas e os intervalos maiores.

4. Aguarde que o bebê esvazie uma mama e, só então, ofereça a outra. Caso ele se satisfaça com apenas uma, na próxima vez ofereça primeiro a que ele não mamou.

5. Quando o bebê não esvaziar completamente a segunda mama, retire um pouco de leite antes de voltar a oferecê-la. Assim, ele vai receber o leite mais gorduroso, do final. A “sobra” pode ser congelada ou doada para um Banco de Leite.

6. sempre que as mamas estiverem muito cheias, retire um pouco de leite para evitar que ele fique “empedrado”, o que pode causar dor, inflamação e infecção.

7. todos os dutos do mamilo devem ser esvaziados. Para isso, alterne a posição em que seu bebê mama.

8. Você pode amamentar sentada, com o bebê na posição invertida ou sentado no colo, de frente para você – apoiar o bebê em uma almofada aumenta o conforto; pode também amamentar deitada, com o bebê encostado em seu corpo. Busque posições confortáveis e seguras para ambos.

Verdades sobre amamentação e o leite materno
- Não existe leite fraco.
- O leite materno é forte, sob medida para seu bebê, e não sobrecarrega os rins ou intestinos.
- O bebê não precisa de outro alimento até os seis meses de vida (nem água e nem chás).
- O leite materno ajuda a proteger o bebê de doenças.
- Ele é prático, não precisa ferver, misturar, coar...
- É de graça e está sempre pronto.

- Fortalece os laços afetivos entre a mãe e o bebê.

Fonte: https://web.sanofi-aventis.com.br/VacinasPasteur/site/futuras-mamaes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário